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sábado, 2 de abril de 2011

Os tempos são outros...

Vou direto ao ponto:
Já está na hora dos professores se conscientizarem que a forma retrógrada de dar aulas ( "o famoso cuspi e giz") já não cabe mais em nossas escolas. Cada vez mais precisamos planejar para a diversidade. É  fato que ninguém é igual a ninguém, que cada um aprende de uma maneira, e que cada indivíduo apresenta algumas competências mais aguçadas que outras (Teoria das Inteligências Múltiplas).
Um indivíduo que tem uma competência lógico-matemática acentuada nem sempre possuirá, por exemplo, competência musical ou lingüística também acentuadas. Contudo elas, as competências, estão lá aguardando por estímulos. E somos nós, os professores, que temos  o dever de despertá-las e mais, utilizar as competências de cada aluno para levá-los à  aprendizagem.
Não estou dizendo que todos devem ser bons em tudo, e sim que se aproveitarmos todas as inteligências, e planejarmos para  atender as diversas competências caminharemos para levar o sucesso não só a alunos  com deficiência e como a todos da classe.
Neste sentido, pensando nas deficiências, se levarmos em consideração apenas as competências linguísticas e
lógico-matemáticas aplicadas "à moda antiga" certamente a inclusão se tornará um bicho-de-sete-cabeças e o fracasso algo certo na vida do educando (e dos pais também).
Fiquem antenados professores! A inclusão é o futuro.
Alessandra Buiça

Um comentário:

  1. SOU MÃE DE UM ALUNO COM COMPROMETIMENTOS NA APRENDIZAGEM,TIVE A FELICIDADE(TIVEMOS) DE ENCONTRAR ALGUÉM COMPROMETIDA E DEDICADA,ESSA PESSOA É A TIA ALÊ,ALGUÉM EM QUEM CONFIO E CADA DIA MAIS ME ALEGRO COM OS SEUS MÉTODOS QUE TEM FEITO MEU FILHO A CRESCER A CADA DIA,SE TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO TIVESSEM ESTA VISÃO TUDO SERIA MAIS FÁCIL,MAS NÃO, PELO CONTRÁRIO,TENHO ME DEPARADO COM PROF. COM MEDO OU SIMPLESMENTE SEM INTERESSE EM ENSINAR CRIANÇAS COM DIFICULDADE,Ñ CRIANDO MÉTODOS QUE O INTERESSE,MAS SOU FELIZ POR TÊ-LA TIA ALÊ.OBRIGADA!!!BJS!!

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