O que você verá a seguir são algumas atividades realizadas na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) do Ciep 1º de Maio propostas para alunos com deficiência física, visual e intelectual (público atual desta SRM).
Aluno Alysson do 2º ano.
Alysson tem deficiência física oriunda de paralisia cerebral, com inteligência preservada. A paralisia lhe trouxe dificuldades motoras nos braços e pernas. Contudo, já no primeiro ano percebi o potencial de leitura e escrita dele. Então, investi em atividades utilizando o alfabeto móvel (foto) e o computador. Hoje ele lê pequenos textos e sua produção escrita é registrada com o auxilio do computador (inclusive para realizar as avaliações da Rede).
Aluno João Gabriel - 1º ano
O João tem deficiência visual, no entanto, tem um potencial auditivo muito bom. Consegue identificar o som das letras nas palavras é comunicativo e gosta muito de aprender coisas novas. Está aprendendo as primeiras noções de braile, além de usar o DOSVOX (programa de computador para deficientes visuais -ele adora fazer campeonato de tabuada (foto)).
Aluno Matheus - 2º ano
Matheus tem Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD -Autista atípico). Sempre percebi o grande potencial para leitura e escrita que ele apresentava e investi em atividades diversificadas: leitura de livros infantis, uso do caderno, jogos educativos, etc e, agora que contamos com o apoio dos computadores doados pelo MEC, realizamos várias atividades interativas (foto). Hoje ele lê textos e livros infantis, escreve frases espetaculares e produz histórias através da organização de sequências.
Aluno Matheus - 2º ano
Aluno Pedro Lucas 2º Ano
O Pedro Lucas tem deficiência intelectual e está em processo de alfabetização. Além das atividades com as letras e números, desenvolve habilidades de coordenação motora e lateralidade com atividades de artes e dança, visto que, estas trabalham seu corpo de maneira global. Adora usar o computador e tem uma inteligência musical fantástica. Acho que teremos um novo Beethoven!Alunos: João Gabriel - 1º ano e Alvim - 3º ano
Ambos tem deficiência visual e grande vontade de aprender. Utilizam o quadro valor de lugar-QVL-e o Material dourado (foto) para realizarem diversas atividades matemáticas.
Alunos: Wellington e Vitor Hugo-5º ano
O Vitor Hugo tem Sindrome de Prader Willi que lhe trouxe dificuldades da fala, aprendizagem e psicomotoras. Várias adaptações são apresentadas para garantir a esse aluno acesso ao curriculo de forma que estes possam contribuir para sua autonomia na vida social. Invisto, principalmente em atividades concretas, que tragam a realidade dos curriculos para o mais próximo possível da realidade como neste projeto. Trata-se do projeto "Rio Cidade Maravilhosa" que visava utilizar várias formas de comunicação (tátil, visual e sonora) para atender a todas as deficiências. Já o Wellington é um aluno muito querido que muitas vezes apoia o Vitor na realização das atividades.
Projeto Rio Cidade Maravilhosa
Projeto Rio Cidade Maravilhosa
Tárik Victor- 7º ano
O Tárik tem deficiência visual devido ao glaucoma. Entre outras adaptações está prendendo braile e a manusear o computador, principalmente o Dosvox.
Matheus- atividade de produção de texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário